Família Kumm

Aos poucos fotografamos o mundo

›› Expedições ›› Expedição Projeto Atacama II

Partida: 15/08/2005 - Retorno: 07/09/2005

Depois de dar adeus ao nosso pai Yoldory, retomamos ao projeto, que não pode ser executado totalmente devido a problemas na empresa.

HUMAHUACA - LA QUIACA - SUSQUES

Data: 22/08/2005 16:00:00 - Kilometragem 394Km

O caminho traçado para hoje é Susques. Serão utilizadas as seguintes rodovias ruta 9, pois iremos subir até La Quiaca, divisa com a Bolívia, retornaremos pela ruta 40 até as salina grande, onde pegaremos a ruta 52 até Susques. A temperatura está em torno de 6º C.

Depois de uma noite mal dormida, devido a altitude e a falta de oxigênio, que não deixa a gente dormir, pois o ar é muito seco e resseca a garganta, o nariz e a boca fica sem saliva.

No café da manha, a cozinheira, com tipo de boliviana, fez massagem nas costas da Luciene, que não estava conseguindo respirar muito bem, também fez um chá de limão. Botamos as coisa no flecha e seguimos viagem, o dia está muito lindo, um céu azul, o verde começa a aparecer na paisagem, a temperatura baixou um pouco -1ºC.

Depois de 150 km chegamos a La quiaca, uma cidade pobre, cenas que emocionam, um verdadeiro formigueiro humano. Pessoas de todas as idades e sexos carregando sacos de comida ou tudo que fosse possível imaginar. O maior tráfico era sentido da Argentina para a Bolívia. Tudo de uma maneira muito rápida, pois corriam, não sabemos se para não perder tempo ou o que estavam fazendo era proibido.

Foi apenas uma passagem pela cidade. Estavamos um pouco assustados com a cena, retornamos pela ruta 9 um pedaço e pegamos a ruta 40 que são 100km de estrada reta de rípio, muito monótona. No período da tarde a temperatura subio para  25ºC, com vento forte, poeira, comemos alguma coisa no carro.

Encontramos a ruta 52 no mesmo ponto onde chegamos um dia anterior, quando viemos de San Antonio de los Cobres, só que agora viemos do lado contrário sentido Paso Jama. Passamos pelas salinas, o vento parecia mais forte e ainda tinhamos 130 km até Susques, numa estrada agora asfaltada, mas com o vento contrário a nós.

Subimos a 4300 mts de altitude para chegar a Susque. Uma cidade que parecia fantasma, pois não se via ninguém. Achamos que devido ao vento, ou pelo horário 15h, pois tem o costume da sesta. Tínhamos informação que mais 3 km tinha um hotel, rum restaurante e um posto de gasolina, numa localidade chamada Pastos Chicos, e que seria a última até o Chile.

Dirigimos até lá. Decidimos não cruzar a fronteira e sim deixar para o dia seguinte. Ainda era cedo, mas o vento estava muito forte, tão forte que riscava o vidro do carro. Também não tínhamos idéia de como era a estrada, a que distância ficaria a próxima cidade, enfim tudo era uma incógnita. Tomamos um banho e fomos almoçar /jantar, pedimos frango com batata frita, veio também um pão super gostoso. A quantidade de comida servida era muito pouco, ainda bem que tinha o pão para complementar.